Canto Astral
Existem vários tipos de ambientes decorados com bom gosto que poderiam servir como modelos em revistas de decoração, mas não compactuam com seu gosto pessoal.

Uma boa pedida para acertar gosto e decoração é procurar as tendências de cada signo, que revelam padrões que existem dentro de nós, manifestando, assim, o “gosto pessoal” de cada um. 

Dessa forma, poderá perceber se o que usa ou gosta está em sintonia com as suas tendências. 

Os 12 signos do zodíaco dividem- se em quatro elementos: Áries, Leão e Sagitário pertencem ao elemento fogo; Câncer, Escorpião e Peixes á agua; Touro, Virgem e Capricórnio á terra; Gêmeos Libra e Aquário ao ar.
Elemento Fogo
FOGO
Dinâmicos criativos e cheios de entusiasmo, os signos deste elemento gostam de sorrir e vibram com a vida; detestam o cotidiano e adoram coisas diferentes. O ambiente para eles necessita de muita luz; tem de ter amplitude com espaço, cores vibrantes e alguns objetos diferentes e inovadores. Vamos conferir: 
Áries
Alia simplicidade com um toque rústico, tons fortes, plantas e espaço. Alguma planta medicinal pode ornar um canteiro ou vaso em um canto da casa; nas paredes, quadros com motivos indígenas, políticos e sociais. Tons fortes podem assumir o contorno de poltronas, paredes, tapetes e almofadas; luzes diretas e indiretas, janelas altas e largas, vasos com exuberância de plantas que caiam desordenadamente objetos artesanais e rústicos e estantes para acomodar vários livros são imprescindíveis na casa de um ariano.
Leão
Signo da realeza. Gosta de coisas boas e de luxo, mas o ambiente não deve ser pesado. O elemento fogo adora luzes, espaço e muita claridade. Lareira, velas, luzes, pisos frios, de preferência mármore, peças douradas, cristais que brilham com a incidência da luz, tapetes felpudos e com desenhos inovadores são boas pedidas para os nativos desse signo requintado. 
 Sagitário
Para os sagitarianos, um ambiente deve ter muita luz e sensação de amplitude. Porta-balões, janelas amplas, muito verdes e uma fonte de água ajudam a estimular a paz e a liberdade tão necessárias para este signo ansioso e impulsivo. Objetos em forma de animais, principalmente cavalos, livros de fotografias de países, porta-retratos de suas viagens sobre as mesas e quadros com movimento ajudam a compor uma gama de sensações bem-vindas a esses corações aventureiros.
Elemento Ar
AR
Elemento sutil, mas indispensável. A tudo permeia e está ligado aos domínios da mente. Por isso, Gêmeos, Libra e Aquário são criativos e expressivos. Embora um pouco distraídos, adoram falar sobre suas ideias. Para eles, o mais importante é diferenciar as formas; de repente, escadas viram prateleiras e cantinhos, uma obra de arte. Gostam de cores e pastéis e clara; são inovadores e curtem novas formas de design. Confira: 
 Gêmeos
Os geminianos adoram se expressar e por isso seu lar deve dizer algo. Assim, quadros e objetos espalhados por sua casa revelam suas reais preferências. Paredes claras, tapetes e almofadas de cores, tamanhos e desenhos variados e um canto onde caiba sua escrivaninha mostram que os nativos desse signo gostam de misturar trabalho e diversão ao mesmo tempo. Computador, livros, agendas etc. devem somar aos seus objetos pessoais. Esses nativos possuem móveis com muitas gavetas e prateleiras, porque adoram comprar tudo o que lhes interessa. 
 Libra
A arte é um fator preponderante nos ambientes decorados por um libriano. Uma parede com pinturas ou gravuras, uma mesa com esculturas e variedades artesanais de várias regiões brasileiras são referências para uma decoração que lhes agrada. Os tons têm um padrão clássico e equilibrado; as cores tendem para o lilás, amarelo-claro e azul em vários matizes. Os móveis mantem a tradição com leveza. Flores, plantas, músicas ambientes, luminárias e estampas florais traduzem o ambiente de um libriano, que gosta de aliar equilíbrio com gosto. 
Aquário
Conhecido como nativo do “signo do futuro”, o aquariano é arrojado, inventivo e diferente. Em seu ambiente deve existir algo que chame a atenção e fuja do lugar-comum. Paredes com texturas inovadoras, tetos coloridos e padrão de móveis no estilo futurista com pontiagudas e matérias misturados fazem a sua preferência. Uma mesa de trabalho com vários tipos de materiais para que a criatividade desses nativos regidos por Urano possa se manifestar a toda hora, tecnologia de primeira, luzes diversas e intercaladas, estampas com variações de temas e geometrias também agradam o gosto deste signo profético e excêntrico.
Elemento Terra
TERRA 
Elemento gerador de estabilidade. Os signos que pertencem a esta tribo – Touro, Virgem e Capricórnio – gostam de sentir o ambiente que os cercam. Móveis de estrutura sólida e segura ou materiais antigos que sugerem a marca do tempo, cores neutras e distintas, praticidade com aconchego são boas pedidas para os nativos desse signo, que procuram aliar bom gosto com segurança, conforto e qualidade. 
Touro
Simplicidade é uma palavra adequada para os nativos deste signo, mas a qualidade é imprescindível. Para os taurinos, os sentidos são muito importantes. Usa e abusam de almofadas, estofados fofos, tecidos macios nas cortinas, tapetes felpudos e aromas no ambiente. A arte também é muito apreciada por eles, mas sempre aliando a praticidade com estabilidade.
Virgem
Minucioso, os virginianos gostam de preencher seu espaço com pequenas coisas para satisfazer seu gosto eclético, que é, principalmente, ordenar todos os seus objetos. Móveis com bastante espaço e divisões, prateleiras grandes são essenciais para discriminar seus pertences; as cores podem ser mescladas, mas o verde é preferencial. Também estampas com detalhes interessantes dão a esses nativos um ambiente acolhedor e organizado. 
Capricórnio
O capricorniano alia o lado prático com conforto; por isso, o belo, o útil e duradouro são do seu agrado. Móveis de estrutura sólida com linhas tradicionais, cores neutras ou pasteis e algum tipo de coleção lhe dão a sensação de continuidade; fontes com águas e plantas são fundamentais para relaxarem; vários e pequenos objetos que decorem e tenham utilidade, como caixinhas de guardar clipes, incensos etc. compõem o ambiente para esses nativos que precisam de um ninho estável e alegre.
Elemento Água
ÁGUA
Elemento tão necessário à vida, nutre, é leve e fluídico. 
Dá aos seus nativos – Câncer, Escorpião e Peixes – a percepção sutil de como deve ser seu espaço. Para eles, é importante seguir a intuição. A água é um elemento lúdico e romântico e o ambiente, para esses nativos, deve ter um tom mágico, místico e afetivo. Tudo deve seguir com maciez, leveza, iluminação suave e romantismo. 
 Câncer
Os que pertencem a este signo prezam o lar e a família. Preferem: cores suaves, gravuras de lugares com água e paisagens, fotos antigas e vários objetos decorativos, móveis que misturam o rústico com o clássico, estampas florais, luzes suaves e muito aconchego. 
A cozinha tem um lugar de destaque nas casas de um típico canceriano; algumas caixas decorativas para guardar biscoitos réstias de cebolas penduradas, potes com conservas e cortinas, enfim, uma típica cantina da mama compõe um lar maternal, exatamente o que gosta este signo.
Escorpião
Procura, antes de tudo que seu espaço tenha possibilidade praticas. Por isso, costuma adotar um estilo meio espartano- onde o que importa é a utilidade e qualidade dos objetos e móveis. Velas, aromas, sinos do vento, incensos, imagens em quadros e esculturas devem demonstrar força e coragem, como índios e cavalos juntos com móveis sólidos e forrações de couro que mostram sua natureza mística e tradicional.
Peixes
Abusa do estilo romântico, podendo levar para seu ambiente vários os objetos que lhe recordem o passado, como souvenir de viagens, fotos antigas, muitos porta-retratos, porta-incensos, velas e bibelôs. Um barzinho com vários tipos de copos e bebidas são a sensação para acolher os amigos em reuniões em casa. Adotando mais um estilo de decoração que fale ao coração, nem sempre a praticidade aparece em seus ambientes. Cores pastéis, estampas claras, flores e iluminação suave envolvem esse signo.


Serena Salgado