O Festival de Wesak 
Também conhecido como o Festival da Iluminação é o Festival de Budha, o intermediário entre o Centro Espiritual mais elevado, Shambala, e a hierarquia. Buda personifica a expressão da Sabedoria de Deus, da Luz, é Indicador do Propósito Divino. É o grande Festival do Oriente e um dos mais importantes festivais da Lua Cheia. Este Festival ocorre quando o Sol está no signo de Touro. Wesak é uma festa da libertação do despertar e da transfiguração, a jornada de volta ao lar. Promove uma ponte entre a humanidade e espiritualidade, e o equilíbrio entre o Eu Inferior e Superior.

A Lua na Astrologia significa o inconsciente, o porão, como também, nossa ligação com o passado e emoções, quer sejam boas ou ruins. É através do signo lunar que descobrimos como reagimos frente às circunstâncias da vida, emocionalmente. Quando o grande luminar, o Sol, ilumina plenamente a Lua, é um indicativo de um alinhamento livre entre nosso Planeta - o Sol - e o "Centro Solar" a fonte de energia de toda nossa terra, e neste momento podemos iluminar as sombras.

Nesta fase de Plenilúnio podemos fazer uma aproximação mais definida com Deus e o Amor, Poder e Sabedoria, centralizados em nosso coração, representados pela chama trina que fica em evidência quando meditamos. É positivo que em toda Lua Cheia, pudéssemos nos alinhar com as forças cósmicas superiores através de nossos Mestres e anjos, a fim de entrarmos em contato com a essência deste evento mensal. Essa lua promove a energia da prosperidade, e nos confronta com nosso propósito aqui nesse planeta, de acordo com seu mapa astrológico essa lua irá ativar de forma mais forte um determinado eixo, ( dois signos em oposição , assim como a lua que estará em Escorpião e o Sol em Touro).
(Sol na casa 1 e Lua na casa 7)
Quando o Sol ativa a casa 1, a Lua estará ativando a casa 7 e pede que você comungue nesse festival da lua cheia, uma consciência ampla de si mesmo, converse com você, expanda seu poder, faça frases que determinem uma ligação com seu Eu Superior, evite críticas e julgamentos a si e a outros nessa semana e cuide especialmente das relações afetivas, hora de purificar passado e livrar-se de crenças ou padrões negativos dentro das questões do amor a dois. Orações de perdão e abertura para renascimento dentro dessa esfera será importante.
(Lua na casa 01 e o Sol na casa 07)
Quando a Lua está na casa 1 e o Sol na casa 7, pede-se que abra os canais de sensibilidade que descubra como sua intuição é poderosa, que perceba suas qualidades de alma, não só aquelas que o levam a resoluções nas questões materiais da vida comungue com seu coração, e procure dar atenção a liberações de emoções negativas e crenças que carrega de si mesmo. O Sol em sua casa 7 traz , muita iluminação para que exista crescimento verdadeiro no âmbito das relações afetivas, poderá identificar-se com seu par, ou viver um amor maior.
(Sol na casa 2 e Lua na casa 8)
Nesse festival da Lua cheia a força dessa vibração irá através do Sol , brilhar em sua casa 2 onde toda prosperidade se espera , aconteça, você deve abrir os braços para toda abundância e prosperidade que existe no universo, consciente que conseguirá magnetizar toda essa força e luz, ajudando-o a conquistas importantes no próximo mês, ative esse setor com muita energia. Ao mesmo tempo a Lua na casa 8 diz que somente revendo padrões e crenças do passado, tendo muito auto conhecimento e libertando-se de aspectos negativos dentro de seu eu, e se abrindo para transformações é que fará todas essa prosperidade acontecer.
(Lua na casa 02 e o Sol na casa 08)
A lua na casa 08 pede que se disponha a passar a limpo o que costuma entender como segurança material, revendo formas como lida com finanças e dinheiro e procurando mudar tudo o que emperra seu caminhar nesse sentido, é um bom momento para transcender esquemas que não servem mais e que o leva a interrupção da prosperidade. Ao mesmo tempo, o Sol anuncia que o momento pede iluminação interna, onde poderá assumir seu poder de forma totalmente renovada, poderá perceber nesse mês até a próxima lua que muitas transformações aceleram seu crescimento e sua força aumenta você está renascendo.
(Sol na casa 03 e Lua na casa 09)
O Sol brilha em sua terceira casa nesse grande festival, trazendo uma renovação em sua forma de expressão, sua comunicação poderá atrair pessoas, você entra em um mês que é bom saber quais aspirações você tem e na forma como envia suas mensagens ao mundo a sua volta, estude, reflita, inicie cursos, mude a forma de pensar, para atrair abundância e prosperidade, além disso, procure ler muito e escreva bastante. A lua caminha pela sua casa 09 e pede que amplie sua rede espiritual que se abra para meditações mais avançadas, sua energia tende a expandir, e poderá sentir de forma muito forte a fonte de toda vida brotando em você e de todos os lados, a conexão Divina deve ser homenageada, através das flores, dos pássaros, animais em geral, e dos anjos.
(Sol na casa 09 e Lua na casa 03)
O Sol brilhando na casa 09 pede que expanda que não fique apenas na ideia que procure ampliar suas possibilidades no mundo que reveja suas estratégias para chegar onde almeja, e abra as asas, porque poderá encontrar novas formas de voar, a energia pede durante o mês viagens, contatos, espiritualidade e entusiasmo em altas doses. A Lua ativando a terceira casa pede que tenha muita sensibilidade em sua forma de expressar-se com as pessoas e que prefira o silencio quando não conseguir uma comunicação iluminada e sensível, procure leituras que estimulem sua mente.
(Sol na casa 04 e Lua na casa 10)
O Sol ilumina sua casa 04 nesse festival incrível de Wesak e isso traz possibilidades novas para lidar com antigos problemas, principalmente os relacionados com questões familiares, ondas de vibração solar podem trazer momentos especiais com as pessoas que ama, e pode brilhar uma luz que atraia algo bom para toda família e seu lar. Faça uma reunião de família nesse mês, contem histórias do passado planejem o futuro.A Lua aguça sua casa profissional indicando que ao mesmo tempo é um mês de renovações e mudanças você tende a ter espaço para que o sucesso e a publicidade se espalhem sob seus passos, renove-se e aposte em seus potenciais.
(Lua na casa 04 e Sol na casa 10)
Essa força de iluminação traz a possibilidade de encontrar nos momentos íntimos consigo mesmo suas raízes, abrindo espaço para que o passado seja regenerado, todo o tipo de comportamento familiar inadequado pode ser superado, desde que exista uma vontade forme de transcender o que o prende e estagna , quer sejam emoções profundas ainda não entendidas, ou, mudanças de crenças e hábitos que o vinculam ao passado, a infância e adolescência, já o Sol na casa 10 prenuncia momentos muito iluminados profissionais onde o sucesso e a consagração de seus esforços assumem o comando nesse mês.
(Sol na casa 05 e a Lua na casa 11)
O Sol ativa nesse grande festival de iluminação a sua casa 05 e pede que expanda seus potenciais e talentos, você poderá encontrar formas novas de lidar com sua criatividade, essa força lunar traz mais energia e confiança e ao mesmo tempo o leva, a saber, usar seus dons de forma prática, questões com filhos iluminam-se e amores passam por fase de expansão e você poderá descobrir sua real missão aqui na terra, é um mês que pede prazer e diversão. A Lua caminha pela sua casa 11 indicando que é preciso ser solidário e fraterno, usando sua sensibilidade para com as pessoas que atravessam seu caminho, procure formas de se doar mais, e perceba que sua alma tem a lhe dizer sob seu futuro.
(Lua na casa 05 e o Sol na casa 11)
A lua nesse festival de Wesak promove sensibilidade e uma percepção aguçada de seus sentimentos, poderá usar a criatividade de forma única, promovendo abras que poderão ser inspiradas, procure lidar com pincéis, tintas, desenhos, instrumentos musicais, artesanato, lãs, linhas... o que o inspirar, deixe seus dons aflorarem mesmo que seja apenas para infundir confiança e bem estar, momentos românticos e poéticos ativam também, muito amor nessa fase.O Sol na casa 11 ativa a liberação de uma energia que abre potencias para que seu futuro clareie, há uma energia de intuir o que é certo fazer, de entrever o que está lá na frente e organizar-se para chegar as metas desejadas, planeje o futuro, rompa com o passado, se abra para encontrar mais brilho em sua vida.
(Sol na casa 06 e Lua na casa 12)
O Sol na casa 06 ilumina sua área de trabalho, trazendo uma luz muito forte para que seus potenciais se revelem que você comece uma fase mais próspera e cheia de boas energias onde conseguirá melhorar aspectos que estavam parados sem vida, ou mesmo sem ritmo e cor, as questões da vida profissional entram em fase de sucesso e a saúde os bons hábitos com o físico devem ser revistos. A lua ilumina sua casa 12 e por conta disso, para que toda essa boa vibração ocorra é preciso manter uma ligação com o Divino todo o tempo, buscando na espiritualidade a força e luz que espera.
(Lua na casa 06 e Sol na casa 12)
A lua ilumina sua casa 06 e pede que se renove que não tenha medo do novo, de mudar padrões e crenças que o limitam e que dificultam que sua vida seja mais alegre e desenvolta, procure abrir-se para uma renovação desde no ambiente que trabalha até investindo em novas atitudes e iniciativas, sempre unidas a seu intimo e sensibilidade, cuide da saúde também já o Sol iluminando a casa 12 você perceberá os pontos os nós que o enredam e nesse mês fazer terapias, meditações e muitas orações poderá trazer esclarecimento e luz onde antes só havia sombras e medos.


Serena Salgado